sábado, 16 de fevereiro de 2008

Inserindo modulos do Flickr no blog - parte 2

Outra opção é inserir um módulo de imagens oferecido pelo próprio Flickr. O Flickr oferece duas opções:

Módulo HTML:

Módulo Flash


Para produzir o seu módulo, acesse o endereço http://www.flickr.com/badge.gne. É necessário estar autenticado, ou seja, informar seu usuário e senha do Flickr.

Depois, siga o passo-a-passo de criação:

O passo 2 é determinar se você quer mostrar suas fotos,
de um grupo ou de todos:



O passo 3 é escolher um layout:

No passo 4 você pode escolher as cores:

O passo 5 exibe o código do seu módulo:

Depois de gerar o código, copie esse trecho e cole lá no Blogger, na edição de Layout, no elemento "HTML/Javascript":



Depois de inserir o código e salvar as alterações, não esqueça de salvar o layout novo:


Pronto! Seu blog agora mostra o módulo de fotos do Flickr (marcado em vermelho, abaixo):

Inserindo modulos do Flickr no blog - parte 1

Uma dúvida levantada na sexta foi como inserir um módulo do Flickr no blog hospedado no Blogger.

Temos duas opções: uma é inserir um slideshow (chamado de "Apresentação de Slides" pelo Blogger). Na área de edição de Layout (acessível pelas abas de administração onde encontramos Postagem, Configuraçõs e Layout), escolha o item "Elementos da Página".

Em "Elementos...", clique no botão "Adicionar à página", do item "Apresentação de Slides":


Em origem, escolha o Flickr (há outras opções, como o Picasa também). Escolha a palavra-chave (tag) ou nome do usuário de quem você quer exibir as imagens e salvar as alterações:



Uma vez inserido o elemento, salve o layout para que o módulo passe a aparecer no blog:


Pronto! Agora você encontra a apresentação de imagens em seu blog, como o modelo abaixo, marcado em vermelho:

Blog e Wiki da Escola Conectada

As oficinas da Escola Conectada realizadas durantes o Campus Party também criaram um blog:

escolaconectadacpbrasil2008.blogspot.com/

e um wiki: escolaconectada.pbwiki.com/

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O que é o RSS

O RSS é o entregador de pizza do blog. Ele entrega o novo post para o internauta que assina o blog toda vez que ele é atualizado. Luciana Terceiro explica o que é o RSS na Oficina de Blogs e Educação do Campus Party 2008.

Dê link, dê crédito

Um trecho da minha conversa sobre o Mundo Blog na Educação. Aconselho a sempre dar o link e o crédito quando nós citamos, copiamos e gostamos de algo que está em outro endereço da web.

Falo também sobre como as ferramentas de publicação acessíveis por um custo quase zero transformaram a forma como as pessoas produzem, consomem, interpretam e divulgam informações.


Mandem seus links














Estamos no penúltimo dia das oficinas de blogs em educação do Campus Party. Todos os professores que participaram criaram um blog. Mande o seu link, queremos visitá-lo. Conte mais sobre a experiência de blogar, esse é o nosso começo de conversa.

Servidor e Registro: nada de confusão

Na turma de hoje, surgiu a pergunta sobre domínios próprios e hospedagem de blogs. As turmas parecem avançar na velocidade da luz nas perguntas...
Então. Primeiro fui ao Google e pedi "define: dominio" (assim mesmo, sem acento). Voltou Wikipedia, sempre volta. Não gostei da resposta (está fraca, ainda) e fui ao faq do Registro.br, que realiza este registro aqui no Brasil. Em resumo: um endereço mais simples para que todos nós possamos nos encontrar nesta rede gigante chamada internet. Já pensou eu te dar um endereço assim: 789635645i8op.com.br? Nenhum ser humano saudável registra um destes na memória.

Servidor... ó ceus. Então, a rede é feita de servidores, computadores centrais onde vamos buscar as informações. Por isso a internet é uma rede. São muitos computadores interconectados. Os lugares físicos onde os sites e blogs são guardados (hospedados) são chamados servidores. Encontrei um glossário de termos técnicos muito interessante, publicado pela Universidade Federal da Bahia.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Weblogs pela educação

Além de estar adorando participar das oficinas, estou adorando a oportunidade de conhecer tantas pessoas interessantes. Cada professor traz uma vivência, uma experiência, e mesmo as dificuldades são, para mim, aspectos valiosos para prestar atenção.

Além dos participantes das oficinas, a gente começa a encontrar pessoas também interessadas em apoiar iniciativas como essa, como o Tato, entusiasta do uso dessas ferramentas de publicação com fins educacionais. Tato inclusive recomenda este nosso blog lá no blog dele.

Tato, obrigada pela força e pela colaboração!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Quantos estão visitando meu blog?

Uma dúvida que apareceu foi como saber quantos estão visitando o blog. Para ter uma idéia de quantas pessoas estão visitando seu blog, você pode usar algo como um contador, como este:





Este foi gerado em http://www.2w.com.br/contador-de-visitas-acessos-gratis.html





Já este foi criado no Bravenet: http://www.bravenet.com/webtools/counter/

Adicionando o contador no blog

Para adicionar este contador no seu blog do Blogger, acesse a aba "Layout". No menu de Layout, escolha "Elementos da página". Clique no quadradinho de "Adicionar um elemento de página" e escolha o item "HTML/Javascript". Ai é só copiar e colar o código que o site acima gerou.

Outras opções

Para quem quiser usar algo mais detalhado, pode experimentar o Google Analytics e o Sitemeter. Em ambos, você faz a inscrição, informa seus dados e ele também gera um código semelhante ao do contador acima. Ai é seguir os passos descritos no item acima, de Adicionando o contador no blog, e inserir o código no blog. Eles não mostram o número de visitas na página, mas é possível consultar os relatórios mais detalhados, no site do serviço.

Editor gratuito de imagens

Paint.net é um editor que costumo usar. É razoavelmente fácil e semelhante ao Photoshop, ou seja, tem bons recursos.

http://www.getpaint.net/

Editores gratuitos de áudio

Fonte: Wikipedia

Softwares gratuitos para edição de vídeo

Desculpem a falta de detalhes e a pressa. Achei a referência destes softwares gratuitos para edição de vídeo, infelizmente todos em inglês (talvez o Microsoft Movie Maker tenha versão em português).






Blogs são a identidade online dos alunos

Barbara Dieu, professora de inglês, falou sobre blogs e educação no Campus Party na quarta-feira, logo após nossa oficina sobre o uso de blogs na sala de aula. Somou mais alguns bons motivos para o uso da ferramenta:

1- Blog constrói a identidade online dos alunos.

2- O blog permite que a produção do aluno circule fora do ambiente do aprendizado.


10 modos de uso do seu edublogue em ensino

O Sergio Lima deu uma dica bem legal:

10 modos de uso do seu edublogue em ensino

Criando tutoriais com telas capturadas

A Salete, da turma de terça, fez uma ótima pergunta: como faço para gravar atividades para um tutorial?
Este recurso é ótimo em aulas! Boa, Salete!
Seguinte: existe um software chamado Camstasia (cuidado, link em inglês), que faz exatamente isso. Vantagem: faz tudo, mil recursos. Desvantagens: é proprietário (pago), enorme e exige máquinas com configurações bem acima do que se encontra por aí.
Fiz uma busca no Google (screen recording) e encontrei um que (ainda) não consegui fazer funcionar, mas é bacana: o CamStudio. Faz vídeos e inclusive grava sua voz (ou música, ou nada, você escolhe). É levinho e, teoricamente, fácil de usar. Desvantagem? Tudo em inglês.

Mandem seus links

Adorei estar com a turma de terça, dia 12. Pedimos que nos enviem - ou deixem nos comentários - os links dos seus blogs.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Podcasts

Sobre podcasts, não falamos muito, mas notei que rolou um interesse legal.

"PodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod (tocador de mp3 da Apple ) com Broadcast (transmissão via internet). Traduzindo tudo isso: Podcast são programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet."
A frase é do Prof. Eziquiel Menta, que capturei do blog Oficina de Educação, da prof. Gládis.

Sites em português, para publicar podcasts, não conheço, na verdade, mas existem alguns estrangeiros:

http://www.podomatic.com/
http://www.podnova.com/
http://www.mypodcast.com/

E em português de Portugal, temos este:
http://www.lusocast.com/

Aproveitando a deixa, encontrei esse simpático vídeo produzido pelo Nuno Markl, com dicas de como fazer um bom podcast.

O link veio daqui: http://podcasting.blogs.sapo.pt/
.


Pra finalizar, quem quiser se divertir e baixar efeitos sonoros interessantes, para incrementar o podcast, pode experimentar o http://www.findsounds.com/.

Ah, essas novas tecnologias...



Tradução da Ana.

Link no Overstream: http://www.overstream.net/view.php?oid=sdmjtsrtlzli

Links interessantes

Para armazenar arquivos
Para guardar arquivos, áudios, apresentações, PDFs, PPTs, etc, sempre com embed: http://divshare.net/

Fotos
Programa para organizar e editar fotos: http://picasa.google.com.br/
Depois, é possível colocar os álbuns online, no Picasa Web: http://picasaweb.google.com.br/

Para quem não pode ou não tem um programa para editar imagens, uma boa dica é o Picnik: http://www.picnik.com/
uma gracinha, e o melhor: tem interface em português!

Vídeos
Site que oferece serviço para legendagem de vídeos: http://www.overstream.net/
Foi o site que a Ana usou para legendar o vídeo dos monges.

Estudar pra quê?

Vídeo-provocação. Quem tem computador nem precisa de estudo?



Quem mexe com internet
Fica bom em quase tudo
Quem tem computador
Nem precisa de estudo

Estudar pra quê?
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?

Quem mexe com internet
Fica rico sem sair de casa
Quem tem computador
Não precisa de mais nada
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?

Ferramentas online

Apresentação
Baixe a apresentação em http://www.divshare.com/download/3747154-75c
ou http://www.box.net/shared/3b54jzm4g4
ou http://www.slideshare.net/luterceiro/ferramentas-blogs

Links de referência:
Blog
http://www.blogger.com
http://www.wordpress.com
http://www.vox.com
http://blog.uol.com.br

Fotos:
http://www.flickr.com
http://www.fotolog.net
http://fotoblog.uol.com.br

Vídeos
http://www.youtube.com
http://www.videolog.com.br

Apresentações
http://www.slide.com
http://www.slideshare.net

Comunidades
http://www.orkut.com
http://www.limao.com.br
http://mais.uol.com.br

Creative Commons
http://www.creativecommons.org.br/
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/01/16/ult4213u303.jhtm

Feeds e RSS

Para instalar:

Feedreader - http://www.feedreader.com/
FeedDemon - http://www.newsgator.com/Individuals/FeedDemon/
QuickRSS - http://www.quickrss.net/

Ferramentas online:
Bloglines - http://www.bloglines.com
Google Reader - http://reader.google.com
FeedBurner - http://www.feedburner.com/
NetVibes - http://www.netvibes.com/
Newsgator - http://www.newsgator.com/
Pageflakes - http://www.pageflakes.com/

Divulgando seu blog
http://www.blogblogs.com.br
http://www.digg.com
http://rec6.via6.com/index.php
http://www.linkk.com.br/
http://domelhor.net/
http://eucurti.com.br/

Mundo Blog na Educação

Apresentação

Baixe a apresentação Mundo Blog na Educação em http://www.divshare.com/download/3748391-af5

Download dos livros da coleção Conquiste a Rede.
http://www.anacarmen.com/conquiste-a-rede/


Blog
http://www.anacarmen.com/download/conquiste-a-rede/Conquiste_a_Rede_Blog.pdf

Você Faz a Notícia Jornalismo Cidadadão
http://www.anacarmen.com/download/conquiste-a-rede/Conquiste_a_Rede_Jornalismo_Cidadao.pdf

Flog, Vlog
http://www.anacarmen.com/download/conquiste-a-rede/Conquiste_a_Rede_Flog&Vlog.pdf

Podcast
http://www.anacarmen.com/download/conquiste-a-rede/Conquiste_a_Rede_Podcast.pdf


Blogs e educação

Portal de professores da rede pública www.e-educador.com

Estudo sobre edubloggers: Usar el blog en aula - una investigación”
http://e-educador.com/index.php?option=com_content&task=view&id=521&Itemid=124

Criamos uma tag, webduca, para indicar links interessantes relacionados a blogs e educação ou tecnologia e educação no de.li.cio.us: del.icio.us/tag/webduca

O principal diretório de blogs de todo o mundo é o Technorati (www.technorati.com).

A máquina somos nós

link: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg&watch_response